ZÈCÉSAR

José César Teatini de Souza Clímaco, graduado em Ciências Sociais e em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Goiás e doutorado pela Universidad Complutense de Madrid – Espanha. Artista plástico, gravador e pesquisador, e percussionista da banda Umbando.

Natural de Volta Redonda – RJ, reside e trabalha em Goiânia/GO, desde 1965. Professor Titular de gravura na Faculdade de Artes Visuais da UFG, de 1980 a 2018, e no Programa de Pós-Graduação em Artes e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás. Atualmente aposentado, atua, como professor voluntário na mesma FAV/UFG, no curso de Pós-Graduação.

Exposições individuais realizadas em Goiânia, Jataí, Cidade de Goiás, Anápolis, Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Brisbane-Austrália, Madri-Espanha, Havana e Matanzas/Cuba. Exposições coletivas em Madri, Paris, México e Lima. Prêmio, em 2012, no II Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea, Brasília, DF.

Trabalhos em acervo do MAC – Museu de Arte Contemporânea de Goiânia, do MAG – Museu de Arte de Goiânia, do Museu de Arte Contemporânea de Jataí, da Universidade Federal de Goiás, do Museu de Artes Plásticas de Anápolis, do Museu da República – Brasília/DF, do Museu da Imprensa – Brasília e da Biblioteca Nacional de Madrid-Espanha.

Livros publicados: Manual de Litografia Sobre Pedra, Ed. UFG, 2000; A Gravura em Matrizes de Plástico, Ed. UFG, 2004; Metrópolis, (Livro de Artista), Ed. UFG, 2008; De Gravuras e Cidades, Ed. UFG, 2010 e Capoeira é luta nossa, Ed. América, 2010.

Zé César Gravuras ® 2022 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Sharmaine Caixeta e Lucas Ywamoto